sexta-feira, 20 de abril de 2012

Dia Nacional do Livro Infantil - Monteiro Lobato e seus personagens






Este dia é homenageado com nosso ilustríssimo Monteiro Lobato, o
qual nos fez viajar muitas vezes pelos caminhos da mais pura literatura, nos trazendo a reflexão através da questionadora Emília.

Personagens do Sítio do Pica-Pau Amarelo





Monteiro Lobato: Homem crítico, inteligente. Os méritos do escritor ultrapassam em muito os do bom contador de histórias: seus personagens são cuidadosamente elaborados e os enredos tecidos com paciência maternal.

 










Personagens do Sítio do Pica-Pau Amarelo:

Dona Benta: Personagem inspirada em sua doce avó. Que era professora e contava muitas histórias quando Lobato estava de férias no sítio.

Tia Anastácia: Inspirada na ex-escrava do sítio de sua avó. Afetuosa e humilde, é respeitada e querida por todos no sítio.

Narizinho: Lúcia, a menina do narizinho arrebitado. Inteligente e meiga.

Pedrinho: Vive na cidade e programa as férias no sítio com a prima Narizinho. Corajoso, valente, inteligente e com espírito aventureiro.

Visconde de Sabugosa: Inspirado em seu professor que era um homem inteligente, magro, alto e que usava uma cartola.

Emília: Sua criação mais famosa, a mais questionadora e crítica. Essa boneca de pano que era muito geniosa, inteligente e esperta é o alter ego (alter = outro + ego = eu), ou seja, o outro eu de Lobato. Seu sarcasmo esplêndido, sua ironia perfurante e sua atitude provocadora fazem da bonequinha de pano um dos mais instigantes personagens da literatura infantil produzida no Brasil.



Narizinho, Visconde de Sabugosa, Emília e Pedrinho. Personagens que são sucesso até hoje na Literatura Infanto-Juvenil e na imaginação das crianças e também dos adultos do Brasil.


Um comentário:

Professora Francine Rengel disse...

que bacana!!!!!
tbm estou, de vez em quando, postando algo no blog...bj