terça-feira, 1 de maio de 2012

Gênero Anúncio

Classificados:
A principal característica deste gênero textual é o caráter persuasivo. Muito encontrado em jornais, revistas ou sites, representam o objetivo referente às pessoas que se propõem a vender um determinado produto ou anunciar algo.
Os elementos que geralmente compõem os anúncios de classificados:
• O que está sendo anunciado;
• As características do objeto anunciado;
• O valor do objeto;
• Como entrar em contato com o anunciante (nome, telefone, endereço, horário, etc.).

Propaganda e Publicidade:
Propaganda é o ato de divulgar idéias, conceitos e valores sem fins lucrativos.
Publicidade é fazer isso com objetivo de lucro por parte do anunciante.
Um bom exemplo é a campanha de combate à dengue. Quando o Governo Federal veicula peças mostrando as formas de prevenção ao mosquito, isso é propaganda. Se a Raid faz o mesmo, é publicidade.

Quanto à estrutura do texto em questão, ele compõe-se da seguinte forma:
Título - Geralmente é bastante criativo e atraente, baseado em um jogo de palavras carregadas de linguagem conotativa (sentido figurado), justamente com o intento de atrair o consumidor.
Imagens - As mais inusitadas possíveis, dispostas de forma a chamar a atenção de acordo com as características do produto anunciado.
Corpo do texto - Nesta parte é desenvolvida a ideia sugerida no título, com frases curtas, claras e objetivas, adequando o vocabulário aos interlocutores destinados.
Identificação do produto ou marca - funciona como uma “assinatura” do anunciante. Ocorre também de aparecer o Slogan junto à marca anunciada, para dar mais ênfase à comunicação. Certos slogans são de nosso conhecimento. Como por exemplo: “TIM - Viver sem Fronteiras”, RED BULL - Te dá Asas!


Alguns exemplos de Anúncios:

Um comentário:

luis felipe castanho stucchi disse...

aff meu prof fez o comercial do compre batom