quarta-feira, 13 de junho de 2012



A lenda do Santo casamenteiro

Havia num pequeno vilarejo uma imagem de Santo Antonio. Neste vilarejo havia uma moça que, após se casar, colocou nos ombros da imagem de Santo Antonio um manto azul bordado a ouro que ela havia prometido ao santo.

O casamento não foi feliz e o marido a tratava mal. Ainda assim, o tempo passou e o casal teve uma filha.

Após oito anos, a filha percebeu a infelicidade dos seus pais. Um dia, cansada de ouvir os gritos do pai e ver a mãe chorar, foi até o local onde estava a imagem de Santo Antonio. A menina se ajoelhou e prometeu que se Santo Antonio fizesse a família dela feliz, nunca faltariam flores aos seus pés.

Logo depois, um homem se aproximou da menina e perguntou porque ela chorava. O homem também disse que tinha fome e estava cansado, então e menina a levou para casa.

O pai não gostou do gesto da menina e o homem, ao ver a situação, dirigiu-se ao pai da menina e disse que ele estava tratando mal sua mulher e sua filha, e o melhor que ele tinha de fazer era ajudá-las enquanto preparavam o jantar em silêncio. Assim fez o pai da menina, e quando os três voltaram da cozinha, não mais viram o homem. Viram apenas uma pequena e brilhante imagem de Santo Antonio, igual a que eles tinham no vilarejo.

Desde então a paz reinou naquela casa, e o homem desconhecido passou a ser conhecido como Santo Antonio casamenteiro.


Hoje a moda nos casórios é do buquê da noiva ser construído de pequenos Santos Antônios.









Nenhum comentário: